15 jun 2021

Andrea Botto alerta para cuidados com a pele no inverno

Andrea Botto alerta para cuidados com a pele no inverno
Queda de cabelo e aparecimento de espinhas aumentaram durante a pandemia

 

O inverno, tempo mais frio e seco do ano, pede atenção redobrada nos cuidados com a pele, especialmente em meio à pandemia do novo coronavírus. Nessa estação, a pele transpira menos e o número de banhos quentes aumenta, contribuindo para a diminuição do seu óleo natural e, consequentemente, para o ressecamento e surgimento de algumas doenças e irritações cutâneas. A dermatologista Andrea Botto reforça que bons hábitos diários, como proteção solar, mesmo em dias sem sol, hidratação da pele e dos lábios, ingestão constante de líquidos e alimentação saudável são fundamentais para garantir a saúde e a beleza da epiderme, principalmente entre idosos e crianças.

Andrea Botto explica que nessa temporada é comum a incidência de acnes, ressecamento da pele e dermatites. “Os cuidados com a pele devem ser mantidos criteriosamente em todas as estações do ano, mas é no inverno que a manutenção de hábitos de proteção não pode ser esquecida, além disso, com o isolamento social, as pessoas ficam mais suscetíveis ao estresse, contribuindo para agravar reações alérgicas e adversas no corpo. A lavagem frequente das mãos e uso de álcool em gel também contribuem para o ressecamento das mãos”, conta a médica.

O uso do protetor solar deve ser específico para cada tipo de tez e fazer parte da rotina para manter a pele saudável e bonita. A dermatologista reforça que a reaplicação não pode ser esquecida, pois os raios ultravioletas continuam trazendo efeitos nocivos à pele mesmo em dias mais nublados. Neste período, pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho, pessoas com peles normais e levemente ressecadas precisam hidratar o corpo. Aquelas com maior tendência ao ressecamento devem aplicar os cremes de 2 a 3 vezes ao dia. A pele deve estar sempre limpa e a quantidade de creme deve ser apropriada para não deixar a tez oleosa.

“Não podemos esquecer que os idosos e as crianças são os que mais sofrem com os efeitos do frio na pele. Aqueles que precisam ficar mais tempo em ambientes fechados e sem circulação de ar acabam ficando mais suscetíveis ao aumento da exposição da pele às bactérias, alergias respiratórias e doenças, entre elas, as dermatites seborreica e atópica, psoríase, herpes simples e a ictiose vulgar, que causam incômodo, coceira, descamação e precisam ser acompanhadas por um especialista”, destaca.

Assim como o rosto, lábios, unhas, orelhas, extremidades e cabelos também devem ser hidratados e protegidos. Apesar do uso da máscara facial para evitar a disseminação do novo coronavírus, a proteção solar deve ser diária e reaplicada, assim como a hidratação.

“Principalmente nesse período de pandemia, a rotina de cuidados com a pele deve ser prioridade, iniciando com a limpeza, seguindo com a tonificação, hidratação e proteção solar. Sempre antes de dormir, a pele deve ser totalmente limpa, ainda mais nesses tempos em que passamos praticamente o dia inteiro usando máscara, o que contribui para o surgimento de acne, vermelhidão, rosácea, aumento da oleosidade e descamação na área coberta do rosto. Outro cuidado fundamental é realizar a troca de máscara, sempre seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde”, orienta.

Tratamentos estéticos

São inúmeros os procedimentos que podem ser realizados ou retomados no inverno com segurança, entre eles, peelings químicos, preenchimentos e aplicações para secar vasinhos podem ser realizados com segurança. Graças aos avanços da medicina, alguns equipamentos, como o laser Fotona e UltraFormer 3, possibilitam o tratamento para tirar manchas de acne, rejuvenescer a pele e suavizar as estrias, rugas e linhas de expressão durante todas as estações do ano. Entre as mais recentes novidades para garantir um rosto bonito, saudável, com menos rugas e flacidez estão os bioestimuladores de colágeno, conhecidos como Radiesse, Sculptra e Ellansé. Essas tecnologias estão disponíveis na Clínica de Dermatologia Andrea Botto, no Hospital da Bahia.